MÚSICA

22/10/2014 23:36

BIQUINI CAVADÃO

 

O grupo formado por Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha, Àlvaro Lopes (o "Birita"), além do vocalista e lidar da banda Bruno Gouveia. Formada em 1983, no rio de janeiro, a banda é uma espécie da "patinho feio" daquela leva de bandas que formaram a primeira leva do novo rock brasileiro. Diferente do que acontencia com boa parte das outras bandas, como Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, o Biquini não era levado a sério por críticos e público. Fazia um som mais descompromissado. Não se metia no debate político da época - o fim da ditadurta militar - e preferia cantar as peculiaridades da adolescência - "Tédio" e "Timidez" -. Graças a esse dar de ombros para o ambiente politico e cultural da época, ganhou a pecha de alienados entre alguns. O que essa gente não entende é que cantores foram feitos para cantar e politicos foram feitos para fazer política. É claro que o sujeito, seja ele cantor ou escultor de massinha de modelar, pode emitir suas opiniões. Vivemos numa democracia. Cada um diz o que quer. E, se falar merda, que responda na justiça depois. Mas essa coisa de que um artista tem que, obrigatoriamente, ser um formador de opinião é uma coisa que me incomoda muito. Vide o que faz o Chico Buarque desde que se enrabichou com o Lula-molusculo. Noves fora, o Biquini seguiu em frente e mostrou que deve ser sim levado a sério, não para falar de política mas sim para falar ao coraçQuem quiser sabver que vá ouvir "Quando Eu Te Encontrar", "Quanto Tempo Demora Um Mês" e "Vou Te Levar Comigo".

 

TOP 10 PEARL JAM

01-Yellow Ledbetter

02-Black

03-Jeremy

04-Daughter

05-Better Man

06-Even Flow

07-Give To Fly

08-Wishlist

09-Alive

10-I Am Mine

 

GEORGE HARRISON

 

George Harrison foi talvez um dos mais injustiçados em toda a história da música. Sim, ele foi um Beatle, reconhecido mundialmente, ganhou rios de dinheiro, teve belas mulheres, foi influente, admirado, amado, idolatrado, mas... E é nesse mas que a coisa pega. Na minha opinião, a música mais linda já gravada pelo grupo chama-se Something. E creio que Elvis Presley devia concordar ao menos em parte comigo, já que o rei a regravou. E adivinhem de quem é a autoria de Something? Um pirulito para quem disse George Harrison. Se fosse apenas esta música, tudo bem, poderiam dizer que foi um tiro de sorte. Mas não foi. Segue-se a Something, Here Comes The Sun, With a Little Help For My Friends – que desnuda-se em sua completa beleza na interpretação de Joe Cocker –, While My Guitar Gently Weeps, My Sweet Lord, Give Me Love, Got My Mind Set On You, Love Comes To Everyone e por aí vai. Então eu me pergunto: como é que um cara que tem músicas como essas em seu cast pode ter sido relegado a segundo plano dentro da banda. E a resposta é fácil: John Lennon e Paul McCartney tinha um ego do tamanho do mundo. E com dois egos como os destes dois abraçando tudo ao seu redor, não sobrou muito espaço para os outros componentes da banda. Pete Best foi eclipsado da banda antes que a fama os encontrasse, e posteriormente mostrou que realmente não tinha o direito de estar na banda, já que nunca produziu nada de relevante. Quanto a Ringo Star... sei que alguns ficarão bravos comigo, mas a verdade é que entre o Ringo e qualquer outro baterista mediano, acho que ninguém sentiria diferença. Mas o George... Pô, o George durante e depois dos Beatles mostrou todo o talento como compositor, e mais, como intérprete. Com aquela voz chorada, inconfundível, era tão grande quanto John, e na minha opinião maior do que o Paul. Infelizmente, George nos deixou há alguns anos e só resta aos seus fãs recordar sempre e lembrar aos outros, sempre, quem foi George Harrison. Se tiver qualquer dúvida sobre o que digo, vai ouvir o George. Tenho certeza que valerá a pena.